Perguntas
Uma boa maneira de ajudar outras pessoas a pensar sobre um assunto consiste em fazer-lhes uma pergunta sobre esse tema. Uma boa pergunta pode realmente ajudar-nos a organizar informação, avaliar as nossas ideias existentes e criar ideias novas.
Formular perguntas especificamente orientadas a ajudar outros a aprender é chamado de indagação socrática, nomeado após Sócrates na Grécia Antiga.
As perguntas socráticas exigem que escute com muita atenção à outra pessoa para ajudá-lo a julgar e formular a sua pergunta numa maneira útil, constructiva e, oxalá, sem confrontações.
Aqui estão alguns exemplos de tais perguntas:
Perguntas de clarificação
- O que quer dizer quando diz ____?
- Qual é a sua questão principal?
- Como é que ___ se relaciona com ___?
- Pode colocar isso de uma outra maneira?
- Deixe-me ver se eu o compreendo; quer dizer ___ ou ___?
- Como é que isto se relaciona com o nosso problema/discussão/questão?
- Joana, pode resumir nas suas próprias palavras o que o Ricardo disse? ... Ricardo, é isso o que queria dizer?
- Poderia dar-me um exemplo?
- ___ seria um bom exemplo disso?
Perguntas para sondar suposições
- O que é que está a assumir aqui?
- O que é que o Jorge está a assumir?
- O que poderemos assumir em vez disso?
- Parece que está a assumir _____. Entendi correctamente?
- Todo seu raciocínio depende da ideia que ___. Porque motivo baseou o seu raciocínio no ___ em vez do ___?
- Parece que está a assumir que _____. Como justifica tomar isso como garantido?
- É sempre esse o caso? Porque motivo acha que essa suposição se justifica aqui?
- Porque motivo faria alguém essa suposição?
Perguntas que sondam razões e evidência
- Poderia explicar-nos as suas razões?
- Como é que isso se aplica a este caso?
- Há alguma razão para duvidar essa evidência?
- Quem está numa posição para saber que isso é verdade?
- Que diria a alguém que disse que ___?
- Pode alguma outra pessoa dar provas para suportar esse ponto de vista?
- A partir de que raciocínio chegou a essa conclusão?
- Como podemos saber se isso é verdade?
Perguntas sobre pontos de vista ou perspectivas
- O que está implicando com isso?
- Quando diz _____, está a insinuar _____?
- Mas, se isso aconteceu, o que mais poderia acontecer como resultado? Porque?
- Que efeito teria isso?
- Isso aconteceria necessariamente ou somente possivelmente/provavelmente acontece?
- Qual é a alternativa?
- Se ___ e ___ são o caso, então o que pode igualmente ser verdade?
- Se dizemos que ___ é ético, e que tal ___?
Perguntas que sondam implicações e consequências
- Como podemos saber?
- O que é que esta pergunta presupõe?
- De que modo ___ faria esta pergunta de modo diferente?
- Como poderia alguém resolver esta questão?
- Podemos quebrar esta pergunta de todo?
- É esta pergunta clara? Nós compreendemo-la?
- Esta pergunta é fácil ou difícil de responder? Por que?
- Todos concordamos que esta é a pergunta?
- Para responder a esta pergunta, que outras perguntas devemos responder previamente?
- Porque é que este assunto é importante?
- É esta a pergunta mais importante, ou há uma pergunta subjacente?
- Pode ver como isto pode relacionar-se ao ______?
Perguntas adaptadas de: Paul, R. (1993). Pensamento crítico: Como preparar estudantes para um mundo em mudança ràpida: Fundação para o pensamento crítico, Santa Rosa, CA.
Veja também: Leitura de textos e Escrita de textos